terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Moda e cultura urbana: Os Gêmeos e Louis Vuitton


Que existe uma clara e quase óbvia ligação entre a moda e a cidade, isso muita gente já sabe. Foi no ambiente urbano que a moda surgiu impulsionada pelo desejo dos burgueses em imitar o modo de vestir dos nobres. Por sua vez, querendo uma diferenciação com relação aos burgueses, os nobres criavam algo novo fazendo com que a engrenagem não parasse mais de girar.

Além disso, a moda carrega consigo um caráter político e social que serve para indexar valores que vão do prestígio ao protesto; do New Look de Christian Dior na Paris dos anos 40 ao grunge de Seatle nos anos 90.

Essa ligação é claramente percebida em características como efemeridade, fluidez, construção de sentido. Falar de moda é também traçar uma topologia que se faz a partir de signos que modelam e ajudam a modelar territórios que muitas vezes delineiam identidades, as legitimam e por vezes criam intersecções.

E é assim que, a meu ver, se configura o trabalho dos irmãos grafiteiros conhecidos como “Os Gêmeos” que criaram a estampa "Mosaico" para a nova coleção de echarpes da marca Louis Vuitton. 




É a interferência inscrita no espaço urbano que a princípio se faz num suporte fixo, como os muros e edifícios, e que passa a compor a paisagem em sua transitoriedade, já que começa a usar como suporte o corpo em movimento. É a arte de rua que ganha status de hype.